TRABALHO EXAUSTIVO
As equipes da secretaria de Obras de Wenceslau Braz se aproximam da marca de 200 solicitações atendidas por parte da população local até o fim deste janeiro.
São serviços de limpezas de fossas, reparos emergenciais em estradas rurais, limpeza de bueiros e terrenos, manutenção em manilhas, assentamento de pedras, entre outrosAs equipes da secretaria de Obras de Wenceslau Braz se aproximam da marca de 200 solicitações atendidas por parte da população local até o fim deste janeiro.
O maior número de atendimentos diz respeito à limpeza de fossas. Isso porque a atual equipe se deparou com uma situação “ingrata” ao assumir a gestão: havia 58 pedidos de limpeza de fossas atrasados. O serviço estava suspenso desde 3 de outubro.
“Tem sido um trabalho duro, exaustivo, mas gratificante, porque podemos atuar diretamente para melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas. A questão das fossas, por exemplo, além dos 58 pedidos do ano passado, já tinham aparecido novos, então realizamos a limpeza de 74 fossas no total. No total existiam 189 solicitações não atendidas, isso fora os que se perderam antes de assumirmos”, detalha o diretor de Infraestrutura de Wenceslau Braz, Thiago Rodrigo Silva.
“Claro que existem muitas e muitas outras ações a serem feitas, até por ser um trabalho constante, que não para, mas assim que possível atenderemos a cada uma das solicitações”, continua o diretor.
MODERNIZAÇÃO
E para atender de forma justa e dentro de um prazo razoável, um sistema de controle digitalizado e com protocolos foi criado.
“Antigamente eram bilhetes pendurados em um prego. Mudamos totalmente esse sistema. Agora a pessoa chega na secretaria de Obras e encontra um sistema de ordem de serviço. Ele faz o pedido que fica no nosso sistema e ganha um protocolo. Quando a solicitação dele for atendida, o executor da solicitação, seja funcionário nosso ou seja terceirizado, traz o protocolo assinado por ele da execução do serviço”, explica Thiago.
“Desta forma temos um controle total e rígido, e o morador fica com um documento que fez o pedido, e também pode nos cobrar se o pedido não for atendido. Vamos atendendo as solicitações de acordo com a data do pedido e a importância de cada um. Esse negócio da pessoa chegar e falar que faz um ano que fez um pedido e não foi atendido vai acabar”, garante o diretor.
DIFICULDADES
Além dos pedidos atrasados, outros problemas graves encontrados pela nova equipe dizem respeito à deterioração do maquinário e a falta de efetivo.
“Estamos trabalhando com apenas três máquinas, já que as outras quatro estão quebradas. Dos quatro tratores, só dois funcionam. Os funcionários contratados foram demitidos no fim do ano passado, então trabalhamos apenas com os funcionários de carreira, que são um número pequeno, mas aos poucos vamos resolver essas questões e em pouco tempo estaremos trabalhando dentro daquilo que a população espera”, salienta Thiago.
PONTES RURAIS
A partir da semana que vem uma equipe de funcionários ficará responsável exclusivamente pela manutenção das pontes da zona rural, que nesta época do ano costumam sofrer avarias com as fortes chuvas e conseqüentes cheias dos rios
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